COMO FUNCIONA O FBSERVER?

 

1) Tela Inicial: Através desta tela você conseguirá iniciar ou parar o seu servidor Firebird, bastando clicar na opção desejada. Você também poderá conferir a versão instalada do Firebird, o servidor (host) para conexão, a porta, pasta inicial (home) e o espaço em disco utilizado pelos bancos. Através desta tela você também poderá acessar as demais ferramentas disponíveis no FBSERVER, tais como o gerenciamento de usuários, arquivos, exibir as conexões e utilizar o IBWebAdmin, um popular e poderoso programa de gerenciamento total do Firebird, feito em PHP.

 

2) Gerenciador de Usuários: Tela onde você poderá criar um novo usuário de acesso ao seu servidor Firebird, modificar ou remover um existente, assim como modificar o usuário SYSDBA.

 

3) Gerenciador de Arquivos: Para cada banco criado você terá diversas ações disponíveis. Efetuar download, fazer backup e restore local utilizando o Gbak, compactar/reduzir o tamanho do banco (também utilizando o Gbak) ou excluí-lo. Também é possível executar scripts SQL, editá-los ou excluí-los.

 

4) Configurações do Servidor Firebird: Nesta tela você poderá consultar diversas informações acerca da configuração de seu servidor Firebird no FBSERVER.

 

5) IBWebAdmin: Completo e poderoso programa, desenvolvido em PHP, para acesso aos seus banco de dados Firebird sem precisar de qualquer ferramenta de terceiros (que também podem ser utilizadas, sem qualquer problema), através desta prática e útil interface acessível pela maioria dos navegadores (browsers) disponíveis na atualidade.

 

6) FTP: Você poderá enviar e acessar seus bancos, scripts e UDFs também através de uma conexão FTP. Para isto, poderá utilizar seu cliente FTP preferido (CuteFTP, LeechFTP, etc.).

 

7) Algumas perguntas e respostas frequentes:

P) Qual é o limite que tenho para utilizar o FBSERVER?
R) O limite é o espaço em disco, que inicialmente é de 1Gb e pode ser acrescido conforme a necessidade.

P) Poderei utilizar o usuário SYSDBA?
R) Sim, após a contratação você receberá um email com as informações de acesso ao Painel de Controle e também a senha do seu SYSDBA.

P) Quantos usuários poderei criar?
R) Você poderá criar quantos usuários de acesso ao Firebird necessitar, mas apenas um "SYSDBA" poderá ser utilizado. Para FTP e Painel de Controle somente um usuário será fornecido.

P) Qual a versão do Firebird e o sistema operacional?
R) A versão do Firebird 2.1 e o sistema operacional é Linux .

P) Não há como disponibilizar um Firebird em ambiente Windows?
R) Não. Apenas a versão para Linux compatível com as modificaçõs necessárias para a execução dedicada do FBSERVER. Porém, o sistema operacional nada influência no funcionamento nativo do Firebird. Não importa em qual sistema operacional utiliza seus bancos, todos serão compatíveis.

P) Qual é o modo em que o Firebird é executado?
R) No FBSERVER cada cliente recebe um gerenciador Firebird exclusivo executado em modo "SuperServer".

P) Vou conectar no meu servidor Firebird através da porta 3050?
R) Não. No momento de configuração da sua conta no FBSERVER você será informado em qual porta deverá conectar em seu servidor Firebird.

P) Sobre a segurança, outros clientes do servidor terão acesso aos meus bancos?
R) Não. Apenas o seu gerenciador Firebird terá acesso ao diretório de seus bancos.

P) Poderei utilizar UDFs?
R) Sim. Um diretório "UDF" estará disponível para que envie suas UDFs. Vale lembrar que o sistema operacional Linux, logo suas UDFs devem ser compatíveis com esta plataforma.